COMUNICADO DAS FARC: A PAZ CHEGOU PARA FICAR

farc-comunicado

No dia 3 de outubro as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) publicaram uma declaração intitulada “A paz chegou para ficar”, abaixo publicada na íntegra.

As FARC-EP reafirmam, perante a Colômbia e o mundo, que suas frentes guerrilheiras em todo o país permanecerão no Cessar Fogo Bilateral e Definitivo, como uma medida necessária de alívio para as vítimas do conflito e em respeito ao acordo com o Governo Nacional.

Apelamos ao movimento social e político, a respaldar decididamente mediante a mobilização e a outras formas de expressão pacífica, o Acordo Final para a construção de uma paz estável e duradoura. A paz na Colômbia é constitucionalmente um direito e um dever obrigatório, que deve prevalecer sobre o ódio e a violência.

A paz é um direito anti-majoritário, porque é um direito configurador e essencial à dignidade humana. Assim, o admite a Corte Constitucional, que, além disso, define em recente sentença que o plebiscito não tem qualquer efeito jurídico. O efeito é político.

O Acordo Final para a construção de uma paz estável e duradoura foi assinado como Acordo Especial e depositado junto ao Conselho da Confederação Suíça, em Berna. Isto lhe confere efeito jurídico incontestável e irrevogável.

As FARC-EP permanecerão fieis ao acordo. A paz com dignidade chegou para ficar. Os sentimentos belicosos de quem quer sabotá-la, jamais serão mais poderosos do que os sentimentos de concórdia, inclusão e justiça social. (PE / Resumo Latinoamericano)

Foto Resumen Latinoamericano.

Atención Texto en la Foto As FARC-EP reiteram um definitivo NÃO à guerra e um categórico SIM à paz

 Versión en portugués del despacho SN 368/16  Comunicado de las FARC: “La paz llegó para quedarse” Traducción Prof. Sérgio Marcus Pinto Lopes Tradutor e Intérprete http://www.terrafirmerevisores.com.br/

SN 369/16

 

Anuncios

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s